segunda-feira, 23 de março de 2009

Questão 08

Quais os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de Internet? Descreva-os sucintamente.

A grande malha de computadores interligados que formam a Internet pode ser usada para diversas finalidades. Para isso existem diferentes protocolos rodando acima ou sendo traduzidos para o protocolo TCP/IP, que serve como padrão comum a todos os serviços. Ou seja, são traduzidos para TCP/IP. Alguns desses serviços são muito populares; outros requerem conhecimentos mais especializados, sendo utilizados por profissionais de computação e pesquisadores de Universidades. Os serviços mais comuns da Internet são:

• World Wide Web (também conhecida com WWW ou Web): a WWW é tão conhecida que algumas pessoas a confundem com a própria definição de Internet. É através da WWW que podemos consultar páginas HTML de todo o mundo, que contém informações e imagens sobre ciências, tecnologia, artes, entretenimento, serviços, comércio, enfim, praticamente todos os ramos da atividade humana.


• E-mail ou correio eletrônico: permite a troca de mensagens escritas, às quais podem ser anexadas imagens, videoclipes, documentos ou qualquer outro tipo de arquivo de computador.(Figura 2)




Figura 2

• Newgroups: são grupos de discussão nos quais as pessoas expõem suas opiniões e trocam idéias sobre os mais diversos assuntos. Ao contrário de uma mensagem de E-mail, que é dirigida a um destinatário específico, as mensagens dos newsgroups, chamadas de artigos, são colocadas à disposição de todas as pessoas interessadas em um determinado assunto. Esses participantes podem então ler os artigos e, se desejarem, enviar uma resposta ou comentário, dando sua opinião.

• FTP (File Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de Arquivos): usando o FTP, podemos baixar para a máquina arquivos de computador com imagens, programas, documentos e outros tipos de arquivos disponibilizados por alguém ou por uma empresa para este fim. Além desses, existem outros serviços, como Telnet e Gopher, que, embora menos difundidos, também são muito interessantes.

Questão 09

Descreva sucintamente como funciona a rede Internet.

A melhor forma de entender a Internet é pensar nela não como uma rede de computadores, mas como uma Rede de redes. Sendo assim, a Internet não tem dono ou uma empresa encarregada de administrá-la. Cada rede individual conectada à Internet pode ser administrada por uma entidade governamental, uma empresa ou uma instituição educacional. Mas a Internet, como um todo, não tem um poder central.

A Internet é uma rede mundial de computadores que utilizam um protocolo de rede padrão, o TCP/IP. Para compreendê-la, vamos introduzir o conceito de Rede de Computadores. Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais computadores onde a partir de um meio de comunicação é possível a troca de informações entre eles. Para ser capaz de comunicar em uma rede, um computador deve ser capaz de acessar um meio de comunicação comum a todos e trocar informações utilizando o mesmo protocolo de comunicações das outras máquinas. Existem diversos meios de comunicação, sendo que devem ser classificados como meio de comunicação orientado (fios de cobre, fibra ótica) e meio de comunicação não orientado (ondas de rádio, microondas). É possível acessar a Internet utilizando qualquer desses meios, desde que se utilize os protocolos adequados. Atualmente, a estrutura física da Internet compreende cabos de fibra-ótica intercontinentais, a própria estrutura física da telefônica pública e a comunicação sem fio. Assim, para se conectar a Internet, basta ter acesso à rede telefônica publica, cabos ou comunicação sem fios interligados a uma Espinha Dorsal (estrutura principal da rede) da Rede Mundial.

Protocolos de comunicação

Para que dois ou mais computadores comuniquem-se entre si, é preciso que se utilize um mesmo protocolo de conversação, assim como num congresso internacional pessoas de vários países devem definir qual linguagem vão utilizar para se comunicaram, esta linguagem deve ser de compreensão de todos. Na Internet, o protocolo padrão utilizado pelas máquinas é o TCP/IP, que teve origem na década de 70 e em 1983 tornou-se um padrão de fato, com o surgimento da Internet.

O TCP/IP define uma pilha de camadas de comunicação, cada uma com um protocolo próprio. Mas a camada que mais interessa aos usuários é a camada de aplicação, onde milhares de pessoas ao redor do planeta utilizam o protocolo HTTP para navegar em páginas e mais páginas HTML. modelo de referência TCP/IP (camadas): Aplicação; Transporte; Inter-rede; Host/Rede.

O HTTP (Figura1) é um dos protocolos mais utilizados na camada de aplicação e responsável pela grande popularização da Internet devido a sua funcionalidade. O HTTP se baseia no hiper-texto, onde existe a navegação não-linear por páginas HTML.










Figura 1


Observações:

- Uma página HTML é um arquivo texto com extensão .htm ou .html que faz parte de um site;

- Um site é a localização de um conjunto de páginas;

- Para se conectar ao provedor, o computador do usuário liga para o servidor do provedor, e a conexão com a Internet só funciona enquanto durar a ligação.

Exemplo de funcionamento da leitura de um site:

1. O usuário abre o navegador em seu computador, e digita um endereço de uma página;

2. A requisição do endereço é passada da camada de aplicação à camada de host/rede transformando em impulsos elétricos para passar pela camada física da rede telefônica;

3. Ao chegar ao servidor do provedor, a requisição sobe todas as camadas até a camada de inter-rede ou aplicação onde pode ser processada ou repassada para qualquer outra maquina da Internet;

4. A maquina para qual se destina à requisição finalmente processa esta solicitação, e envia no caminho inverso os dados do arquivo HTML;

5. Ao receber os dados da pagina que solicitou, o navegador do cliente interpreta as informações e começa a exibir a pagina na tela do computador.

domingo, 8 de março de 2009

Questão 02

Qual a diferença entre código fonte e código objeto? E programa open source? Qual a importância desses conceitos na hora de contratar o desenvolvimento de um sistema automatizado?

Código-fonte é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica. Existem linguagens que são compiladas e as que são interpretadas. As linguagens compiladas, após ser compilado o código fonte, transforma-se em software, ou seja, programas executáveis. Este conjunto de palavras, que formam linhas de comandos, deverão estar dentro da padronização da linguagem escolhida, obedecendo critérios de execução. Atualmente com a diversificação de linguagens, o código pode ser escrito de forma totalmente modular, podendo um mesmo conjunto de códigos ser compartilhado por diversos programas, e até mesmo linguagens.

 Já o código-objeto ou arquivo objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código fonte. Ou melhor, ele é criado pela conversão do código-fonte em linguagem de máquina. Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto, que posteriormente é "ligado" aos outros, através de um linker, resultando num arquivo executável ou biblioteca. Além disso, só é criado quando não há erros no código-fonte. (Extensão do código-objeto: .OBJ)

Programas Open source, também chamados de softwares livres, são aqueles que respeitas as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Os defensores do movimento Open Source sustentam que não se trata de algo anticapitalista,  mas de uma alternativa ao modelo de negócio para a indústria de software. A definição do Open Source foi criada pela Open Source Iniciative(OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir: distribuição livre (a licença não deve restringir de nenhuma maneira a venda ou distribuição do programa gratuitamente); código fonte (o programa deve incluir seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada); Trabalhos Derivados (a licença deve permitir modificações e trabalhos derivados); Integridade do autor do código fonte; Não discriminação contra pessoas ou grupos; Não discriminação contra áreas de atuação (a licença não deve restringir qualquer pessoa de usar o programa em um ramo específico de atuação); Distribuição da Licença (os direitos associados ao programa devem ser aplicáveis para todos aqueles cujo o programa é redistribuído, sem a necessidade da execução de uma licença adicional para estas partes); Licença não específica à um produto (os direitos associados ao programa não devem depender que o programa seja parte de uma distribuição específica de programas); Licença não restrinja outros programas (a licença não pode colocar restrições em outros programas que são distribuídos juntos com o programa licenciado); Licença neutra em relação a tecnologia (nenhuma cláusula da licença pode estabelecer uma tecnologia individual, estilo ou interface a ser aplicada no programa).


sábado, 7 de março de 2009

Questão 04

Como funciona um procedimento de Backup?


Backup refere-se à cópia de dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente recuperá-los, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais. Atualmente os mais conhecidos meios de backups são: CD-ROM, DVD, disco rígido externo e fitas magnéticas e, mais recentemente, o Backup externo também denominado Backup Online, onde os dados são enviados pela Internet ou através da rede para outro ambiente, e são armazenados em equipamentos sofisticados, de grande porte e alta segurança.

Questão 10

     Na opinião do grupo, o que mudou nas organizações modernas, quando passaram a utilizar tecnologia de redes de computadores? 


Em primeiro lugar, ao utilizar uma rede de computadores, a organização consegue agilizar as comunicações pessoais através do correio eletrônico. Além de ser eficiente, aumentando a produtividade, já que as operações, em geral, se processam mais rápido, o custo é mínimo.

A rede de computadores proporciona também uma maior segurança em relações aos documentos da organização, pois possibilita fazer cópias de segurança dos dados que a organização utiliza, como também permite que várias pessoas acessem o mesmo documento ao mesmo tempo. Há também a questão da integridade dos dados, pois com cópias separadas das informações em discos rígidos diferentes, a atualizão se torna dificil, já que uma alteração feita num computador não ia ser feita em outro. Com a rede, esse problema é resolvido.

Outro fator importante é a economia que se faz, já que, com os computadores ligados entre si, é possível compartilhar os chamados dispositivos periféricos, como alguns de custos elevados, como impressoras a laser e scanners.

Ou seja, quando interconectamos computadores eles podem trabalhar mais pelos usuários da organização, e fazer com que esses concretizem tarefas num menor espaço de tempo e com menos esforço.

 

Questão 01

Mostre graficamente como funciona um computador. Destaque os seus componentes principais.

Basicamente, um computador pode ser constituído por 3 elementos básicos. 

O microprocessadorque possui um conjunto de instruções, que são executadas a uma determinada freqüência. A memória, que pode ser classificada em 2 grupos, as memórias voláteis e não voláteis. As memórias voláteis (memórias do tipo RAM - Random Access Memory) precisam de energia para manter seu conteúdo (ou seja, só funcionam quando o computador está ligado). Quando desligamos o computador, as informações importantes são armazenadas nos dispositivos de memória não voláteis (como o disco rígido ou HD - Hard Drive). Os dispositivos de memória volátil são mais caros e de menor capacidade, porém são muito mais rápidos, tornando possível ao computador realizar o processamento de forma mais eficiente. E por fim, os dispositivos de Entrada e Saída. Estes tornam a interação com o usuário (ou com outras máquinas) possível, como por exemplo: teclado, mouse, monitor, modem, impressora, etc.