A grande malha de computadores interligados que formam a Internet pode ser usada para diversas finalidades. Para isso existem diferentes protocolos rodando acima ou sendo traduzidos para o protocolo TCP/IP, que serve como padrão comum a todos os serviços. Ou seja, são traduzidos para TCP/IP. Alguns desses serviços são muito populares; outros requerem conhecimentos mais especializados, sendo utilizados por profissionais de computação e pesquisadores de Universidades. Os serviços mais comuns da Internet são:
• World Wide Web (também conhecida com WWW ou Web): a WWW é tão conhecida que algumas pessoas a confundem com a própria definição de Internet. É através da WWW que podemos consultar páginas HTML de todo o mundo, que contém informações e imagens sobre ciências, tecnologia, artes, entretenimento, serviços, comércio, enfim, praticamente todos os ramos da atividade humana.
• E-mail ou correio eletrônico: permite a troca de mensagens escritas, às quais podem ser anexadas imagens, videoclipes, documentos ou qualquer outro tipo de arquivo de computador.(Figura 2)
Figura 2
• Newgroups: são grupos de discussão nos quais as pessoas expõem suas opiniões e trocam idéias sobre os mais diversos assuntos. Ao contrário de uma mensagem de E-mail, que é dirigida a um destinatário específico, as mensagens dos newsgroups, chamadas de artigos, são colocadas à disposição de todas as pessoas interessadas em um determinado assunto. Esses participantes podem então ler os artigos e, se desejarem, enviar uma resposta ou comentário, dando sua opinião.
• FTP (File Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de Arquivos): usando o FTP, podemos baixar para a máquina arquivos de computador com imagens, programas, documentos e outros tipos de arquivos disponibilizados por alguém ou por uma empresa para este fim. Além desses, existem outros serviços, como Telnet e Gopher, que, embora menos difundidos, também são muito interessantes.